quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Último encontro!

     Despedidas sempre são complicadas porque deixam sempre um monte de saudades num lugar onde antes ficava a rotina. Nesse nosso último encontro, como estava previsto no cronograma foi a festa de confraternização com as meninas, com direito a muitos abraços e até algumas lágrimas.
      
       Começamos nosso dia, fazendo de novo o sorteio do amigo secreto, já que o primeiro tinha vazado e todos já sabiam. Depois disso, colocamos os presentes junto com a mesa com as comidas e demos início à sessão de adivinhação sobre os amigos secretos.
      
        Foi um momento muito divertido, aonde todos rimos e nos divertimos enquanto as meninas iam se abraçando e trocando os presentinhos. Com todos os presentes entregues, fomos para a parte da comida, aonde comemos com elas e tiramos mais várias fotos para ficar registrado os momentos alegres que passamos com cada uma delas.
      
        O pior momento foi a hora de se despedir, tentamos expressar em palavras o quanto alem da convivência aprendemos com cada uma delas, e que elas ficariam sempre na nossa lembrança. Depois de mais abraços e mais lágrimas elas tiveram que voltar para casa e nós terminamos esta etapa da disciplina com muito mais do que a sensação de um dever cumprido mais a certeza de termos vivido com as crianças momentos que ninguém, nenhum de nós esqueceremos.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Sétimo encontro!

    Como tudo que é divertido a nossa oficina também está chegando ao fim. Esse é o nosso penúltimo dia de encontro, dia em que escolhemos juntos com as crianças que seria o dia que todas fariam os presentes para o amigo secreto da semana que vem.
    
     Primeiramente conversamos com eles (o número de garotos também aumentou, agora além do Gabriel também contamos com Adrian e o Lidemberg.) sobre o que seria o presente, e todos concordaram que seria um par de pulseiras.
    
     Distribuímos o material deixando que eles fossem escolhendo as cores que queriam e cada um deles começou a mexer nas suas peças e a fazerem as bijuterias quase sem nossa ajuda. Eles já são praticamente profissionais de tão bem que já estão mexendo nos barbantes e em tudo sozinhos.
   
      Como só vieram 6 crianças, nós aproveitamos o tempo que eles não precisaram de ajuda  e fomos fazendo algumas bijuterias  para caso no dia da despedida as outras crianças aparecerem, ninguém ficar sem presente.
    
      À medida que eles iam terminando os presentes, nós íamos colocando as pulseiras nas embalagens de presentes e guardando junto com a bolsa onde ficava o material, que já não tinha praticamente mais nada pois tudo foi usado nos dias de oficina.
    
      No final nos despedimos deles, já com clima de saudade e vários abraços mais apertados. E pedimos que eles avisassem aos colegas que faltaram que não esquecessem do nosso último encontro e despedida.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Sexto encontro!

Oi, 

Hoje lá na Matos Dourado foi super divertido. Fizemos um ensaio de fotos com as meninas, levamos maquiagem, câmera fotográfica e elas levaram as bijuterias que foram produtos da oficina. 

Por causa do feriado foram menos meninas do que nos últimos dias, contamos com a presença da Jose, da Gih, da Letícia, da Luiza e do Gabriel. Sempre sentimos falta quando não vão todas as pequenas, mas foi bom porque pudemos dar uma atenção mais direcionada a cada um deles. 

Bom também ver o carinho deles com a gente, cada um fez questão de bater fotos com todas as "tias" e com o tio Felipe, a forma fofa com que eles nos chamam. As fotos ficaram bem bonitas foi bom porque a gente registrou nossa afinidade com eles, que no fim, é o principal objetivo da cadeira e da oficina. 
















                                




quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Quinto encontro!

No nosso quinto encontro com as meninas, fizemos mais um tipo de colar, com o diferencial: hoje com o material que elas tinham podiam escolher entre fazer um colar e uma pulseira ou três pulseiras.

O dia foi um pouco conturbado porque a sala que ficamos era bem de frente para o portão da escola, e fazia um barulho muito grande no começo, mas felizmente depois parou e pudemos realizar bem tudo que tínhamos planejado.

Nossa integração com as meninas cresce mais e mais a cada encontro, e isso facilita bastante nosso trabalho tanto em podermos ajudá-las melhor como em conseguirmos uma maior liberdade para falar com elas. Hoje, foram duas meninas a menos do que no encontro passado, então voltamos ao número de onze meninas com que estávamos antes.


Enquanto algumas das meninas ainda não tinham terminado suas bijuterias, fomos fotografando aquelas que já tinham acabado o que é sempre muito divertido, pois a maioria das meninas adora esse momento das fotos e sempre ficam tentando criar poses criativas. No finalzinho da oficina lembramos como sempre as meninas do nosso próximo encontro na terça-feira na mesma hora de sempre.


Foi mais um dia muito proveitoso aonde mesmo com pequenos contratempos com o barulho, tudo saiu como planejado e tanto nós como as meninas conseguimos nos divertir.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Quarto encontro!

O quarto dia das oficinas de bijuteria já passou e, pelo visto, as meninas só se envolvem cada vez mais com o nosso projeto. Mas não são só elas que estão adorando as oficinas, cada membro da equipe se encanta cada dia com esse trabalho...


As meninas são super atenciosas e os olhos de cada uma brilham a cada novidade que a gente leva pra elas. Mas hoje tivemos uma surpresa um tanto quanto interessante durante da oficina: Gabriel é o único menino da turma e participa das oficinas com um objetivo muito especial... Além do mais, ele se garante tanto quanto as meninas na hora de fazer as bijuterias.
Brincadeiras à parte, todo mundo se engajou muito com projeto e o encantamento só cresce.
Hoje a gente decidiu que próxima semana nós vamos deixar todos livres para fazer o que quiserem, pois no último dia nós vamos fazer uma pequena comemoração e o amigo secreto delas. Além disso, quinta-feira será o dia em que as meninas e o Gabriel farão o ensaio fotográfico com as bijuterias que elas mesmas produziram.
Esperem para ver as fotos!

Até a próxima!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Terceiro encontro

Para a nossa surpresa e alegria, o terceiro encontro foi ainda melhor que no segundo dia! Dessa vez tinhamos 11 meninas para a nossa oficina de bijuteria!!

O espaço que nos foi cedido dessa vez foi uma sala de aula que estava vazia, então todos nós sentamos no chão e colocamos a mão na massa!



 


Como vocês podem ver pelas fotos, a bijuteria que ensinamos para as meninas foi uma pulseira com bolinhas. Cada menina fez par de pulseiras a partir do gosto e criação delas e o resultado foi incrível! Elas já estão quase profissionais quando o assunto é bijuteria.

No fim da oficina realizamos o sorteio do amigo secreto. A ideia é que elas façam uma bijuteria, pulseira ou colar, para a menina que elas tirarem.

Segundo encontro!

Olá pessoal, pedimos desculpas pela postagem atrasada, mas finalmente aqui está o resumo de como foi o encontro da semana passada!

Para o segundo dia de oficina estava programado no cronograma que iríamos realmente por mãos a obra e começar a ensinar as meninas algumas técnicas, tentando começar com uma bijuteria menos complicada por ser o primeiro momento delas fazendo suas próprias bijuterias.

Quando chegamos à escola tivemos a agradável surpresa de ver que mais meninas que estavam inscritas para a nossa oficina apareceram, o que fez com que nosso trabalho fosse ainda mais produtivo. Contamos com a participação de oito meninas, o que ainda não é o número total de meninas inscritas, mas esperamos que até semana que vem às outras também acabem aparecendo.

Realizamos as nossas atividades de hoje em um espaço da biblioteca, com várias mesinhas e cadeiras, o que contribuiu bastante para que nossas atividades fossem bem efetuadas.



A primeira peça que ensinamos as garotas a confeccionarem foi um cordão que pode ser visto com mais detalhes no nosso blog, que será o produto final de comunicação da nossa equipe. Depois que as garotas iam acabando seus cordões, também íamos registrando o momento tirando fotos de cada uma delas muito empolgadas com os cordões que tinham acabado de fazer.


terça-feira, 26 de outubro de 2010

Primeiro encontro!

Hoje finalmente tivemos o nosso primeiro contato com as meninas que iremos trabalhar lá no colégio Mattos Dourado, a Josiane, Letícia e Girlene! Apesar de terem sido apenas três, foi muito legal, toda a equipe pode conhecer um pouco das meninas e elas também acabaram conhecendo a gente. Junto com elas decidimos que iremos fazer pulseiras e cordões usando as bijus. .

Como foi o primeiro contato, hoje só conversamos, mas na quinta-feira já vamos colocar a mão na massa! As meninas são adoráveis e temos certeza que no final, teremos feito lindas peças e criado também amizade com o pessoal do colégio.


segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Saudações!

Olá pessoal!

Esse novo blog vai ser inteiramente voltado para as oficinas de bijuterias com a Escola Matos Dourado. Mas antes, deixe a gente se apresentar e dizer qual o propósito de tudo isso: somos estudantes de jornalismo da Universidade de Fortaleza e estamos cursando a cadeira de Comunicação Comunitária, ministrada pela professora Ana Paula Farias.

A proposta da cadeira é promover oficinas para as comunidades, pondo em prática aquilo que foi visto na teoria em sala de aula. E a nossa equipe, como o próprio nome do blog sugere, vai ficar responsável pelas oficinas de bijuterias na Escola Matos Dourado, uma instituição próxima à Unifor.

Nosso foco são as alunas da escola, na faixa etária de 9 a 12 anos. O convite já foi feito às alunas e amanhã começam as oficinas. Estamos todos ansiosos para saber como vai ser o primeiro e também pra saber qual vai ser reação das meninas às oficinas. Esperamos que todas gostem do que temos a oferecer.

E o nosso blog aqui vai ser o nosso "Diário de Bordo". Vamos postar todos os dias que as oficinas acontecerem, sempre contando o que há de novo no nosso projeto! Amanhã, vamos postar de novo pra contar como foi nosso primeiro dia e como vai ser a dinâmica das oficinas, ok?

Até lá!